De Terra - 19/07/2013
Campeão espanhol, Vilanova deixa o comando do Barcelona por problemas de saúde
19/07/2013
Do UOL, em São Paulo
O Barcelona está oficialmente sem treinador. Os atuais campeões da Espanha anunciaram na tarde desta sexta-feira o desligamento do técnico Tito Vilanova, em razão do agravamento dos problemas de saúde enfrentados pelo técnico desde a última temporada.
A saída de Vilanova foi anunciada em uma sessão de imprensa com o presidente do Barcelona, Sandro Rossell, na companhia do diretor esportivo do clube, o ex-goleiro Andoni Zubizarreta. A entrevista foi acompanhada por alguns dos jogadores do elenco, inclusive pelo astro argentino Lionel Messi.
Aos 43 anos, Vilanova luta contra câncer nas glândulas parótidas. Recentemente o técnico chegou a deixar o comando do clube por algumas rodadas do Campeonato Espanhol, no começo do ano, para passar por tratamento em Nova York, nos Estados Unidos.
Neste período específico de ausência, o Barcelona teve o comando efetivo de Jordi Roura, com eventuais intervenções de Vilanova à distância.
Vilanova iniciou a trajetória no clube como auxiliar do Barcelona B. Em 2008 tornou-se assistente de Pep Guardiola na equipe principal. Com a saída do amigo, em 2012, assumiu o time. O treinador sai com a conquista do Campeonato Espanhol da última temporada.
EM BUSCA DE UM SUBSTITUTO
Na nota lida diante da imprensa, o presidente Sandro Rossell lamentou a saída de Vilanova, dizendo que "o monitoramento da doença torna incompatível a continuidade do trabalho do treinador à frente do clube". Segundo o cartola, a tendência é que o time da Catalunha anuncie um novo comandante na próxima semana. A cúpula diretiva, encabeçada por Zubizarreta, trabalhará na substituição nos próximos dias.
"Depois de avaliar os resultados dos exames de Tito Vilanova, o tratamento que ele vai fazer se tornará incompatível com o cargo de treinador do Barcelona. Em nome de sua família, quero pedir a todos, especialmente à mídia, para que respeitem a privacidade dele. Vamos apresentar o novo treinador provavelmente no começo da próxima semana", declarou Rossell nesta sexta-feira.
CIRURGIA EM 2011 PARA RETIRADA DE TUMOR MALIGNO
Tito Vilanova passou pela primeira intervenção cirúrgica em novembro de 2011, com 42 anos. Foi retirado um tumor na glândula parótida (glândula salivar). Na ocasião, Tito trabalhava como assistente técnico de Pep Guardiola, no Barcelona. Antes de chegar à comissão técnica, em 2008, Tito havia trabalhado na equipe B do clube catalão.
RECAÍDA E NOVA CIRURGIA 1 ANO DEPOIS
Treze meses após a cirurgia feita em novembro de 2011, Tito sofreu sua primeira recaída do câncer nas glândulas salivares. Ele já era o técnico do Barcelona (assumindo a vaga deixada por Guardiola). Foi necessária uma nova cirurgia e tratamento com quimioterapia.
EXAMES NOS EUA TRANQUILIZAM TITO
Tito seguiu para os Estados Unidos na primeira semana de janeiro de 2013 para realização de exames para verificar se o tumor havia sido retirado totalmente. Nos EUA, ele recebeu a visita de Guardiola, com quem trabalhou no Barcelona.
NOVA RECAÍDA NA CHEGADA DE NEYMAR
Tito sofreu nova recaída e deixou o comando do Barcelona às vésperas da integração de Neymar ao elenco catalão. O treinador reiniciará tratamento contra o câncer nas glândulas salivares.
veja mais
Os atacante Neymar e Messi serão companheiros de ataque do Barcelona
19/07/2013
Samir Carvalho
Do UOL, em Santos
Neymar costuma comemorar seus gols com dancinhas e brincadeiras e o atacante não pretende mudar sua forma de vibrar com os tentos marcados agora que é jogador do Barcelona. Depois de ter como companheiros Robinho, Zé Love, André e Ganso, o camisa 11 do time espanhol quer levar o novo companheiro Messi para a festa.
“Você sabe que ele não é um cara muito brincalhão. Se ele entrar na dança, todos vão gostar. Vamos ver”, disse Neymar durante evento em Santos nesta sexta-feira.
Neymar se apresenta no final do mês ao novo clube e fará alguns amistosos. O atacante espera encontrar um clima amistoso com os novos companheiros e não vê problemas nem mesmo com Piqué, que fez uma falta dura no jogador na final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha e acabou expulso.
“O Piqué foi um dos jogadores que eu mais conversei (depois da final), até pela entrada que ele deu. Ele me disse que estava feliz e me deu as boas vindas pela chegada ao Barcelona”, afirmou o atacante.
Neymar falou nesta sexta-feira sobre o novo clube, mas a entrevista coletiva foi curta porque o jogador ainda se recupera de uma cirurgia nas amígdalas.
O atacante quer uma vitória sobre o Santos em amistoso entre as equipe no dia 2 de agosto e assegurou que irá comemorar caso marque um gol contra o ex-time.
DE Uol - 18/07/2013
Em seu site oficial, Barcelona coloca à venda a camisa 11 de Neymar. Leia mais